Aplicações das sílicas nas indústrias de Alimentos de Nutrição Animal

linkedin
compartilhe no Linkedin

A sílica, também conhecida pelo nome do composto químico dióxido de silício, é muito utilizada como aditivo para alimentos em pó como condimentos, instantâneos, nutracêuticos, temperos, ovos, leite, bebidas instantâneos, condimentos, especiarias e, em alimentos líquidos como vitaminas, antioxidantes, ácidos orgânicos, entre outros.

Existem vários tipos de sílicas que podem ser utilizadas para diferentes aplicações, como as sílicas precipitadas e sílicas pirogênicas.

A sílica precipitada é um produto amorfo, ou seja, que não tem uma forma definida e é obtido por um processo em úmido (precipitação). Devido a sua estrutura tipo esponja, ela é utilizada para melhorar a fluidez e evitar o empedramento do pó e também para converter em pó líquidos muito viscosos ou de difícil manipulação.

A sílica pirogênica também um produto amorfo, porém de alta pureza (> 99%), é obtida em um reator por um processo a seco. Estas sílicas possuem uma estrutura tipo linear e devido a suas características, são utilizadas como melhoradoras de fluidez em pós finos e como agente tixotrópico em líquidos. Além dos tipos de sílicias mencionados, também encontramos no mercado sílicas em gel.

Dentre as principais aplicações da sílica para a indústria Alimentícia, encontramos as seguintes:

Melhora da fluidez e evita o empedramento

A sílica melhora a fluidez durante o processo produção e embalagem dos alimentos em pó, ajudando a manter um fluxo livre para o manuseio adequado do produto. Evita o empedramento (formação de pastas) durante o armazenamento e transporte. Por exemplo: panificados, bebidas instantâneas, condimentos e especiarias, vegetais em pó, sopas instantâneas, temperos, sal, entre outros.

 

Veículo

A sílica atua como veículo, convertendo em pó líquidos viscosos e de difícil manipulação em formulações em que o produto final também será em pó. Dessa forma, a sílica facilita o manuseio e a dosagem exata dos líquidos. Por exemplo: vitaminas, antioxidantes, ácidos orgânicos, temperos e ingredientes funcionais como nutracêuticos ou suplementos.

 

Ajuda na trituração

A sílica reduz o empedramento dos pós durante a trituração e absorve os líquidos liberados, evitando incrustações do moedor e aumentando a eficiência.

 

Ajuda na secagem spray

Garante fluxo e evita o empedramento durante o processo, reduz incrustações e o entupimento do secador spray. Exemplo: ovo em pó, leite em pó, temperos, pigmentos, café, entre outros.

 

A GTM, distribuidora de produtos químicos especializada na América Latina, oferece um amplo portfólio de sílicas precipitadas e pirogênicas para os mercados de Alimentação Humana e Nutrição Animal.

Além da distribuição, a companhia oferece serviços de armazenagem, entregas parciais e importação sob demanda. A GTM possui laboratórios de desenvolvimento, aplicação e controle de qualidade que permitem o acompanhamento e realização de testes qualitativos como medição de fluidez e empedramento com formulações ou produtos dos clientes.

A companhia conta com uma equipe de profissionais especializados para compreender as necessidades atuais e futuras dos clientes e oferecer as melhores soluções para seus desafios.

 

Conte-nos o que precisa para sua formulação por meio do e-mail:

gtmchemicals@gtmchemicals.com

   

 

 

 

 

 

 

 

Artigo escrito por Zulema Huaman, Experto Técnico-Comercial da GTM no Peru.