Como o bom uso do Plástico pode ajudar a salvar vidas

linkedin
compartilhe no Linkedin

Nos últimos anos, o plástico vem sendo marcado como um dos maiores contaminantes de mares, solos e no geral, do meio ambiente. Mas, o plástico realmente é o culpado?

O plástico é um dos materiais mais funcionais e versáteis da indústria e pode ser aplicado a uma ampla gama de segmentos, incluindo embalagens para alimentos e medicamentos por ser um componente estéril. A matéria-prima é duradora e por tanto, sustentável. Em seu processo de fabricação economiza mais água do que em processos de fabricação de madeira e papel, por exemplo.

Pudemos identificar que o principal problema não é o plástico, mas sim os maus hábitos da nossa sociedade para descarte do material, assim como a falta de conhecimento sobre a sua disposição correta.

Para solucionar esse problema é necessário gerar mais conhecimento sobre o tema de reciclagem e seus benefícios para o planeta, além de estabelecer melhores sistemas de coleta e reuso do material. Ao reciclar, estamos contribuindo com o meio ambiente, consumindo menos quantidades de matérias-primas e recursos naturais e energéticos não-renováveis.

Para contribuir ao processo, a GTM oferece aditivos acoplantes, pigmentos, ajudantes de processo, entre outros produtos que facilitam a reciclagem do plástico, além de melhorar e otimizar sua aparência.

Como já mencionado, a versatilidade do plástico permite que ele seja aplicado em diversos mercados, dentre eles o setor de Saúde, sendo um grande aliada para salvar vidas. A seguir veremos quais são suas principais aplicações nesta categoria.

 

As vantagens do plástico e suas aplicações no setor de Saúde

O plástico está presente de muitas formas em nossas vidas e em no campo da Medicina é fundamental para melhoras as condições de saúde de muitos pacientes.

Graças ao plástico é possível desenvolver produtos complexos com maior exatidão para cumprir algumas funções, por exemplo, próteses, bolsas para soro, plasma e quimioterapias, sondas de transfusão, partes de equipamentos de oxigenação, luvas, seringas, entre outros.

Atualmente, enfrentamos um grande problema de saúde pública devido ao COVID-19, onde a única maneira de frear a pandemia é nos vacinarmos. Dentro dos frascos e seringas podemos identificar os plásticos e elastômeros como componentes principais, os quais são excelentes devido a sua segurança.

A indústria plástica é essencial para combater a pandemia. Por exemplo, o produto teme grande importância no cuidado das pessoas contra o vírus, que inclui trajes de proteção pessoal e máscaras que servem de barreiras para os funcionários de saúde.

Atendendo às necessidades do setor, a GTM conta com um amplo portfólio de produtos para Plásticos como os seguintes:

  • Talcos especiais para aplicações em frascos e seringas, os quais são aditivos para melhorar o reforço e resistência e diminuir custos no setor.
  • Aditivos antiembaçantes e antiestáticos para produtos altamente transparentes como equipamentos de proteção individual, essenciais para evitar que a visibilidade seja obstruída nas máscaras devido ao embaçamento e desta forma, o usuário pode ter uma visão total.
  • Especialidades como Fungicidas, Antioxidantes e Aditivos UV, que proporcionam características especiais para melhorar o processo de fabricação de peças plásticas e sua eficiência e durabilidade.
 Está interessado em mais informações? Entre em contato conosco pelo e-mail gtmchemicals@gtmchemicals.com  
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigo escrito por Cynthia Mendoza, Gerente Comercial de Plásticos, em colaboração com a Equipe de Plásticos da GTM no México.