Como tornar as Operações mais estratégicas para seu negócio?

linkedin
compartilhe no Linkedin

A área de Operações é um dos pilares para o sucesso de uma indústria, seja ela qual for. Processos bem estruturados e alinhados com os objetivos e estratégia da empresa são fundamentais para a integração da cadeia como um todo. Entretanto, como tornar as operações ainda mais estratégicas?

A área de Operações é uma fonte de vantagem competitiva para o negócio, principalmente no setor de distribuição química, visto que contribui para o aumento do retorno sobre o investimento (ROI), redução de inventários e custos no processo produtivo. Para isso, é importante que as Operações tenham um olhar voltado para o mercado, clientes e fornecedores, com amplo entendimento de seus produtos e serviços para criar valor na cadeia como um todo.

Outro ponto essencial para garantir excelência nas Operações é investir na segurança dos processos a fim de promover um ambiente de trabalho seguro para os colaboradores, terceiros e comunidade do entorno.

Na GTM, distribuidora de produtos químicos especializada na América Latina, segurança é palavra de ordem. Uma das várias iniciativas relacionadas ao tema é a implementação do  Programa de Segurança Baseado no Comportamento (Behavior-based safety – BBS).

A metodologia atua na mudança cultural e comportamental dos colaboradores, buscando identificar, aprimorar e realizar práticas mais seguras; ampliar a percepção de risco e maximizar os comportamentos seguros. Os colaboradores atuam como líderes da segurança nos processos, ajudando aos colegas e permitindo ser ajudado. Com o BBS, a GTM melhorou suas taxas de incidentes de forma considerável.

Adicionalmente, a distribuidora conta com um Sistema Integrado de Gestão (SGI) que atende aos mais altos padrões da indústria incluindo as certificações ISO 9001 e ISO 14001.

Atuando num segmento altamente regulado, a GTM possui uma área Regulatória estruturada, com sistemas para gestão e controle de todos os requisitos legais aplicáveis, atendendo às exigências de diversos órgãos reguladores nos âmbitos municipal, estadual e federal.

 

Operações e inovação

Atualmente, as indústrias enfrentam cada vez mais o desafio de inovar-se constantemente para ganhar agilidade e não perder informações valiosos. Para isso, é necessário estabelecer um sistema integrado de compartilhamento de dados e automatização para ganhar mais eficiência e produtividade nos processos.

O termo indústria 4.0 nunca foi tão falado como nos últimos tempos, o que representa uma tendencia de automação industrial e integração de tecnologias, como é o caso da inteligência artificial, robótica, internet das coisas, big data, machine learning e computação em nuvem.

A GTM tem o objetivo de ser a líder digital na distribuição de produtos químicos e está investindo em tecnologias e sistemas para modernizar sua interação com mercado, clientes e fornecedores, bem como seus processos internos. A distribuidora também conta com um sistema de controle de produtos em seus armazéns em que é possível monitorar a quantidade e localização das matérias-primas, ganhando mais agilidade para atendimento das demandas dos clientes.

Com uma área de Operações com processos de produção digitalizados, integrados com os demais setores da companhia e com foco em redução de custos e inventário, além de sempre priorizar temas de segurança, qualidade e meio ambiente, é possível tornar a companhia mais competitiva e gerar valor para a cadeia de produção.

Conheça mais sobre a GTM Holdings e sua presença na América Latina aqui: https://www.gtmchemicals.com/a-gtm ou entre em contato conosco através do e-mail gtmchemicals@gtmchemicals.com .

 

Artigo desenvolvido por Elcio Mendes Vilanova e Silva, Vice Presidente de Operações LATAM da GTM.