Os impactos da pandemia no mercado de Tintas e Adesivos e as perspectivas para 2021

linkedin
compartilhe no Linkedin

O mercado de Tintas e Adesivos, assim como muitos outros setores, foi impactado pelo COVID-19. As tentativas para frear a pandemia levaram ao fechamento de indústrias e uma forma de vida completamente diferente.

Todos os continentes foram afetados pela pandemia, incluindo a Ásia, um importante provedor do mercado, que fechou sua produção, provocando escassez de pigmentos, produtos e muitas outras matérias-primas essenciais para o mercado de Tintas e Adesivos. Ingredientes como o álcool isopropílico (ISA), crucial para alguns solventes, se tornaram escassos à medida em que foram redirecionados para fabricação de desinfetantes para as mãos.

No geral, temos visto uma maior demanda de tintas durante a pandemia, já que são essenciais para a fabricação de embalagens que garantem acesso ao abastecimento de produtos alimentícios, farmacêuticos e higiênicos. Nos últimos meses, percebemos uma demanda muito maior de embalagens também devido ao grande aumento das compras nos supermercados, uma das consequências da pandemia já que as pessoas estão passando mais tempo em suas casas.

Pelo lado da oferta, alguns fornecedores de Tintas no México enfrentaram uma taxa de queda operativa, que combinada com controles fronteiriços mais estritos, fechamentos e disponibilidade de transporte (marítimo e aéreo em particular), geraram a necessidade de uma cuidadosa gestão de inventário e um forte foco operativo.

É certo que a indústria reagiu com muita agilidade, mostrando uma grande capacidade de recuperação. O mercado de Tintas para Embalagens está voltando a níveis próximos aos da etapa anterior a pandemia, já o mercado de Adesivos teve um impacto diferente, vimos fechamento de plantas e esquemas de trabalho de semana parcial, fazendo com que as operações e os consumos fossem totalmente irregulares.

O que podemos esperar para o próximo ano?

Neste cenário de instabilidade é fundamental se adaptar com velocidade às novas necessidades e estar alinhado às tendências.

Mesmo com os impactos da pandemia, a busca por produtos sustentáveis é um foco da indústria em geral, e no setor de Tintas e Adesivos é uma tendência que segue crescendo. Os consumidores estão buscando por produtos verdes e biodegradáveis, fazendo produtores investirem em novas tecnologias e equipamentos de laboratório para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis. Alinhada a isso, a GTM, distribuidora de produtos químicos, oferece em seu portfólio produtos para sistemas de base água e UV que são uma alternativa mais ecológica a produtos base solvente, além de serem mais amigáveis com o meio ambiente.

Falando um pouco sobre as perspectivas para o mercado do México em 2021, espera-se um crescimento de 4,1% na economia do país com uma inflação de cerca de 3,5%, segundo análises de especialistas financeiros (Fonte: Forbes).

Os segmentos de manufatura e construção mostraram uma reativação de maneira acelerada nos últimos meses e a expectativa é que siga crescendo.

Todos esses pontos caminham muito próximos ao mercado de Tintas e Adesivos e indicam prospecções otimistas para o próximo ano.

Alinhada às tendências e ao cenário atual, a GTM tem conhecimento e expertise para atuar em um contexto complexo e volátil da região, oferecendo soluções, em conjunto com representadas, que atendem às necessidades dos clientes.

A distribuidora de produtos químicos é especializada na América Latina e conta com uma ampla infraestrutura com instalações em 11 países, terminais marítimos e laboratórios de desenvolvimento de produtos, aplicação, controle de qualidade e testes de formulações.

Adicionalmente, a GTM disponibiliza matérias-primas para formulações de Tintas e Adesivos como resinas, pigmentos e aditivos.

Para mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail: gtmchemicals@gtmchemicals.com

  

Artigo escrito pela colaboradora Laura Ugalde, Gerente de Tintas e Adesivos da GTM no México.

   

 

Referencias:

Revista INK WORLD

Forbes