O caminho para o futuro da Indústria de Plásticos

linkedin
compartilhe no Linkedin

A indústria de plástico vem passando por muitas alterações nos últimos 2 anos, deixando de ser uma matéria-prima restrita para ser um dos materiais mais usados por diferentes indústrias e, sobretudo, participando como principal meio de proteção durante a pandemia do COVID-19. Para saber mais sobre o uso do plástico no setor de saúde, veja aqui um artigo a GTM sobre o tema .

Entre essas transformações, algumas tendências se destacam no setor como a busca por produtos mais sustentáveis.

O plástico apresenta excelente composição e versatilidade e é por isso que pode ser reciclado e reutilizado. Isso está cada vez mais contemplado no projeto inicial do produto para sua aplicação final. Atualmente está sendo aprovada a inclusão de plásticos de base biológica, biodegradável e reciclada em maior porcentagem nas formulações, inclusivo em novos desenvolvimentos para o setor automotivo.

Outra grande tendência é a economia circular, a qual obedece a um processo que busca otimizar o maior tempo possível de uso e durabilidade dos plásticos e reutilizar ou reaproveitar os resíduos para a geração de novas aplicações. “Esta iniciativa será o foco da nova economia do plástico no México e a meta é ambiciosa, se espera que para 2025, todas as embalagens e recipientes usados serão recicladas, reutilizáveis e compostáveis…”, segundo artigo publicado em 2018 pela Revista Ambiente Plástico.

Atualmente 88% das entidades no México tem estabelecido regulações para as bolsas de plástico, 72% para os canudos e 25% para os contêineres, embalagem e recipientes. Existem também instrumentos federais como a Lei Geral de Equilíbrio Ecológico e Proteção Ambiental (LGEEPA) e a Lei Geral de Prevenção e Gestão Integral de Resíduos (LGPGIR), regulamentados pela constituição, aos quais devem respeitar acima de todos os regulamentos (Fonte: Revista Plastics Technology México).

Junto a isso, a GTM, distribuidora de produtos químicos especializada na América Latina, pode colaborar oferecendo seu portfólio de biocidas e aditivos funcionais de proteção interna, aos quais garantem uma maior durabilidade dos plásticos para aplicações como artefatos para banheiro, interiores automotivos, colchões, utensílios de cozinha e muito mais.

Adicionalmente, temos visto que cada vez mais estão sendo utilizados materiais para construção feita de plástico reciclado, na parte de mobília urbana em muitas cidades do mundo estão sendo construído com novos materiais reutilizados.

Um dos casos mais bem sucedido é a Madeira Plástica, a qual visualmente aparenta uma excelente imitação da madeira natural com um maior rendimento, resistência e durabilidade. Isso graças a incorporação de aditivos funcionais que são capazes de fornecer este acabamento, como por exemplo os pigmentos, talcos de especialidade, antioxidantes, absorvedores UV e outras soluções que se encontram disponíveis no portfólio da GTM.

Porém, para garantir que o plástico seja amigável com o meio ambiente, embora ainda pareça uma tarefa difícil, todos devemos ter um consumo responsável e uma correta disposição dos plásticos para contribuir a estas iniciativas com sucesso.

Fazer uma disposição correta dos materiais utilizados nos recipientes de reciclagem, estimular os sistemas de coleta seletiva e informar a população sobre o uso consciente do plástico são caminhos para prolongar uma melhor utilização desta matéria-prima tão versátil e funcional para o nosso dia a dia.

Entre em contato para mais informações: gtmchemicals@gtmchemicals.com .

 

Artigo desenvolvido por Cynthia Mendoza, Gerente Comercial de Plásticos da GTM no México. Para entrar em contato com a executiva envie um e-mail para: imendoza@gtmchemicals.com .

Referências:

Revista Ambiente Plástico: https://www.plastico.com/temas/La-industria-del-plastico-en-Mexico-inicia-la-transicion-a-la-economia-circular+128501#:~:text=La economía circular,-Desde su lanzamiento&text=La nueva economía del plástico se lanzó en mayo de,asociados son parte de esta.&text=Tampoco está contemplado el concepto,restringe el uso de plásticos

Revista Plastics Technology Mexico: https://www.pt-mexico.com/articulos/plasticos-y-regulaciones-en-que-va-mexico