Quais são os desafios na formulação de Agroquímicos e como superá-los?

linkedin
compartilhe no Linkedin

Primeiramente, é necessário entender o que são Agroquímicos. Na definição, são concentrados de produtos químicos, também chamados “defensivos”, utilizados por produtores agrícolas com o objetivo de repelir, prevenir, destruir e combater qualquer praga que afeta a saúde e produtividade dos cultivos como ervas daninhas, insetos, doenças, entre outros.

Na agricultura moderna se utilizam grandes quantidades de agroquímicos. A nível mundial, aproximadamente 2,7 mil milhões de quilogramas de defensivos agrícolas são utilizadas a cada ano com um custo total de USD$ 20 bilhões. Segundo dados da EPA (United States Environmental Protection Agency), os Estados Unidos representam aproximadamente um terço de todo o uso de agroquímicos.

Neste cenário de aumento da demanda do setor, e à medida em que as pragas se adaptam às moléculas de produtos químicos, torna-se evidente a busca constante por inovação nas formulações agroquímicas.

 

Tendências de inovação no setor Agroquímico

O investimento em novas tecnologias e soluções tem sido essencial no aumento das produções agrícolas para atender aos requerimentos de alimentos a nível mundial.

Os formuladores de agroquímicos devem se concentrar em três pilares essenciais de inovação que definirão o sucesso do produto que oferecem ao mercado:

  1. Ingredientes Ativos: o princípio ativo da formulação define a categoria do produto conforme o efeito que se espera como herbicida, fungicida, inseticida, entre outros.
  2. Diluentes e condicionadores: diversidade de adjuvantes que otimiza o efeito defensivo agrícola.
  3. Tecnologias de formulação: máquina e equipamento que permite uma produção eficiente.

Com a grande tendência de inovação, os formuladores de agroquímicos devem enfrentar diversos desafios para se manterem em constante investigação, melhora e incorporação de novas tecnologias, considerando fatores importantes como:

  • Regulamentações ambientais que exigem produtos amigáveis com o meio ambiente;
  • Oferecer produtos que permitem um controle eficaz contra pragas e doenças, que a cada dia são mais danosas para os cultivos;
  • Busca por formulações que permitem concentrar maiores proporções de Ingredientes Ativos;
  • Requisitos regulamentários mais restritos para os aditivos de formulação;
  • Formular produtos que sejam mais seguros e menos nocivos para os usuários;
  • Atender à alta demanda de alimentos saudáveis.

A GTM, uma empresa comprometida em atender aos requerimentos de seus clientes, oferece diversas soluções para o mercado de formulação de Agroquímicos como solventes, químicos intermediários, surfactantes, matérias primas, entre outros.

Entre em contato conosco para mais informações sobre as soluções que oferecemos para o mercado Agro: gtmchemicals@gtmchemicals.com

 

 

Artigo desenvolvido por Gabriela Valenzuela Fajardo, Líder Comercial da GTM na Guatemala. Para entrar em contato com a profissional, utilize o e-mail: gvalenzuela@gtmchemicals.com