Sustentabilidade: principal tendência para o mercado de Tintas e Revestimentos

linkedin
compartilhe no Linkedin

Nos últimos anos, temos visto um grande movimento ao redor do mundo em busca da preservação do meio ambiente. Os consumidores estão exigindo que as companhias ofereçam produtos mais sustentáveis e muitas empresas estão adaptando seus processos e linhas produtivas para atender a essa tendência.

Esse movimento também é percebido na indústria de Tintas e Revestimentos; alguns órgãos regulatórios estão limitando a quantidade de compostos orgânicos voláteis (VOC) nas formulações e isso impacta diretamente a busca do mercado por produtos à base água.

Já é possível ver a migração gradual de produtos base solvente para base água, como por exemplos as emulsões alquidálicas 100% base água ou alquidálicas reduzíveis em água. Alguns produtores já começaram a baixar o índice de VOC, utilizando nas formulações aditivos para incluir mais água nas resinas. Em um futuro próximo, já é certa a tendência para que as tintas tenham níveis de VOC cada vez mais baixos. Além disso, emulsões, dispersantes e surfactantes APEO FREE, ou seja, livres de alquifenol etolixado, também estão ganhando bastante força no setor.

Todos esses fatores contribuem para o aumento da busca por desenvolvimento de produtos mais amigáveis com o meio ambiente, os chamados “produtos verdes”, que apresentam a combinação: tintas à base de água + baixo VOC + baixo odor + APEO FREE.

 

A preocupação com a saúde

Alinhado ao tema de sustentabilidade, a demanda por produtos que também agregam valor a saúde é um ponto que está ganhando destaque no mercado.

A pandemia do COVID-19 impactou radicalmente o cenário mundial e isso provocou uma mudança de pensamento das pessoas, que agora estão mais preocupadas com a saúde em seus lares.

Esta preocupação com a saúde e a busca por proteção a doenças reflete também no aumento da demanda por tintas antibacterianas, que contém em sua formulação aditivos que conferem em película ou superfície seca uma ação prolongada contra bactérias, fungos e até mesmo vírus. Esse tipo de tinta é muito utilizado em hospitais para garantir maior segurança aos pacientes, porém também estamos vendo um crescimento da demanda dessas características para tintas imobiliárias.

Com os avances tecnológicos, talvez seja possível obter de maneira mais ampla tintas repelentes a mosquitos que provocam doenças como Zika, Chicungunha, dengue, entre outras.

 

A GTM no mercado de Tintas e Revestimentos

A GTM, distribuidora de produtos químicos especializada na América Latina, conta com um portfólio de produtos para o mercado de Tintas e Revestimentos alinhada ao driver de sustentabilidade, focando em se antecipar às tendências e disponibilizar soluções inovadoras ao mercado.

A companhia oferece diversos tipos de resinas, emulsões, aditivos, pigmentos orgânicos, fosfatos livres de metais, biocidas, entre outras matérias-primas que cumprem as regulações e requisitos de tintas verdes.

Adicionalmente, a GTM conta com laboratórios de aplicação, desenvolvimento, análise e controle de qualidade altamente equipados, além de profissionais especializados nos mercados de atuação para atender às necessidades de seus clientes e representadas e ser o parceiro de escolha de seus públicos estratégicos.

Quer saber mais informações? Entre em contato conosco através do e-mail:  gtmchemicals@gtmchemicals.com

 

Artigo escrito em colaboração pelos colaboradores Carlos Eduardo Lacerda de Carvalho - Gerente Técnico de Tintas e Revestimentos, Horacio Méndez - Gerente de Marketing e María del Carmen Pérez - Gerente Comercial de Tintas e Revestimentos.